Nossa motivação.

"Grandes empresas e profissionais compartilham informações, auxiliam-se mutuamente e buscam na sinergia sua força de trabalho. Este espaço destina-se a isso: trocar idéias, tirar dúvidas e fazer "networking". Bem vindos os que tem aço no sangue !"

13/07/2013

Aços estruturais USI CIVIL e USI SAC

O aços da série USI CIVIL são aços baixo carbono para uso em estruturas em geral. Encontram-se disponíveis em dois graus: CIVIL-300 e CIVIL-350, com limite de escoamento mínimo de 300 e 350 MPa respectivamente. Portanto, trata-se de uma outra solução para a construção civil, por se tratar de um aço com a resistência mecânica idêntica a um aço resistente à corrosão atmosférica (SAC / COS AR COR), porém com preços mais acessíveis. Este tipo de materiais são normalmente utilizados em Edifícios, pontes, implementos agrícolas, vagões e equipamentos para mineração.

Os aços estruturais da série USI SAC são resistentes à corrosão atmosférica. Com adições de elementos de liga, tais como Cu, Cr, Si e P, desenvolvem uma camada de óxido altamente protetora durante o contato com o meio ambiente, conferindo ótima resistência à corrosão atmosférica. Os aços estruturais da séria USI SAC encontram-se disponíveis nos graus SAC-300 e SAC-350, correspondendo às faixas de tensão de escoamento mínimo entre 300 e 350 MPa respectivamente.

O material SAC 300 ou 350 são similares (não iguais) aos aços USI CIVIL 300 e USI CIVIL 350, respectivamente, no quesito a valores de Propriedades Mecânicas. Com relação a Composição Química a diferença é acentuada, ou seja, o SAC tem em seu projeto de qualidade os elementos Silício, Cobre, Cromo e Fósforo, responsáveis pela Resistência à Corrosão Atmosférica, enquanto o USI CIVIL tem em seu projeto a adição de Cobre, Titânio, Níquel e Nióbio, visando com isso apenas resistência mecânica (LE e LR).

Portanto, o aço SAC possui uma ótima Resistência à Corrosão Atmosférica aliada a uma boa Resistência Mecânica, enquanto o USI CIVIL, podemos dizer que é um ASTM A 36 melhorado com boa resistência mecânica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário