Toda chapa de aço para aplicação naval : navios ou plataformas (especialmente as semi-submersíveis), necessitam de uma classificação. É como marca de carro, o dono do navio ou plataforma escolhe a classificação da obra. As sociedades classificadoras têm suas próprias normas que chamam de regras. Essas regras são mais ou menos equivalentes e são também similares à norma ASTM-A131. Só podem ser fornecidas chapas com a designação de uma sociedade classificadora se estas forem homologadas pela mesma. A homologação especifica o grau, a espessura máxima, a condição de fornecimento, etc. Quando se produz conforme ASTM-A131, não há certificação e o cliente depois terá de contratar uma sociedade classificadora para abonar o material. As normas de chapas de aço estrutural naval especificam diversos graus. Aços de média e alta resistência, divididos em três grupos de limite de escoamento e 4 grupos para exigência de tenacidade (charpy) conforme estabelecido para cada grau ou qualidade para as diferentes classificadoras:
- Grau A (normalmente não especifica o ensaio de charpy),
- Grau B e AH (ensaio de charpy a 0ºC – Média Mín. 27J e 34J),
- Grau D e DH (ensaio de charpy a -20ºC– Média Mín. 27J e 34J),
- Grau E e EH (ensaio de charpy a -40ºC– Média Mín. 27J e 34J),
- Grau e F e FH (ensaio de charpy a -60ºC).
As principais classificadoras navais atendidas pelas usinas são: BV - Bureau Veritas, ABS - American Bureau of Shipping, NKK - Nippon Kaiji Kyokai, KRS - Korean Register, LR - Lloyd's Register, GL - Germanicher Lloyd e DNV - Det Norske Veritas.
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